Cinco mil escuteiros participaram na celebração de acção de graças pela canonização do patrono do Corpo Nacional de Escutas
Cinco mil escuteiros participaram na celebração de acção de graças pela canonização do patrono do Corpo Nacional de EscutasNem a chuva afastou os escuteiros que, vindos de todo o país, participaram na celebração nacional de acção de graças por São Nuno de Santa Maria. Num local simbólico, frente ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, encenaram ainda um auto relativo ao patrono do CNE.
O escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida, afirmou o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família que presidiu à celebração, nesta manhã de domingo, comemorativa da festa litúrgica de São Nuno de Santa Maria (6 de Novembro). aos escuteiros e muitos familiares que participaram na Eucaristia, antónio Carrilho apontou a dimensão do serviço, a Deus e aos homens do santo Condestável.
O bispo do Funchal referiu-se ao desprendimento dos bens materiais, à caridade com todos os pobres, ao respeito pelo outro e à Oração como dimensões de santidade de Nuno Álvares Pereira. São Nuno é exemplo de quem, em contextos mais adversos, vive Deus, afirmou o prelado durante a homilia. OCondestável foi canonizado em 26 de abril de 2009, em Roma, por Bento XVI depois de ter sido beatificado em 1918 por Bento XV.
O ofertório da celebração, em colaboração com a Cáritas Portuguesa, reverte a favor de filhos de pais desempregados. Devido à chuva, os escuteiros acabaram por realizar a encenação, prevista para o campo de São Jorge, ali em frente ao Mosteiro da Batalha.