Os seminários não são apenas casas, são os alunos, os formadores e quantos ali trabalham, rezam e colaboram tantas vezes como beneméritos anónimos, discretos e activos
Os seminários não são apenas casas, são os alunos, os formadores e quantos ali trabalham, rezam e colaboram tantas vezes como beneméritos anónimos, discretos e activosVemos surgir no nosso tempo paradigmas novos de formação sacerdotal e seminários com percursos específicos, centrados na comunhão eclesial e no acolhimento das orientações da Igreja. Sentimos que nesta necessária abertura ao Espírito, que é alma da Igreja, todos somos chamados a assumir os seminários e a formação dos novos sacerdotes como uma missão essencial da vida dos cristãos e das comunidades. a mensagem do presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios a propósito da Semana dos seminários alerta para o valor e missão do seminário, enquanto local de consolidação da vocação.
Em pleno ano sacerdotal, convocado por Bento XVI, na evocação dos 150 anos da morte do Santo Cura d’ars, muitas das iniciativas gravitam em torno do Seminário, daí nascem e daí se projectam em toda a Igreja, verdadeiro povo sacerdotal, salienta antónio Francisco dos Santos. O bispo de aveiro refere ainda que o amor pelos seminários, expresso em gestos de oração, de afecto e de generosidade são um sinal de gratidão pelo bem ali realizado e torna presente diariamente os seminários na vida dos sacerdotes e abre os seminários às comunidades cristãs.
Na missiva aos fiéis, o prelado explica a escolha do lema desta Semana: Seminário, Palavra que chama e envia. Porque a Palavra de Deus é a fonte inesgotável da vocação e alimento de vida para tantos jovens, escreve antónio Francisco dos Santos. a equipa formadora do Seminário de aveiro disponibiliza alguns textos de oração e de reflexão para servirem os grupos de crianças e de jovens ou a comunidade cristã, num guião.