a amnistia Internacional condena as violações à liberdade de expressão na Turquia. Em causa está a detenção de um homem, apenas por mostrar a poluição no país
a amnistia Internacional condena as violações à liberdade de expressão na Turquia. Em causa está a detenção de um homem, apenas por mostrar a poluição no país a Turquia provou, na última semana,o quanto é difícil para os seus cidadãos poderem exprimir a sua opinião. Várias entidadesjá denunciaram, por diversas vezes, restriçõesà liberdade de imprensa e expressão, nos últimos anos. as acusações são reforçadas com a detenção de um cidadão, em fins de Outubro, por causa de um vídeo sobre problemas ambientais, divulgado no Facebook.
Zouheir Makhlouf é acusado de perturbar a ordem pública através de uma rede social. O vídeo apenas mostrava a poluição existente no país. O activista dos direitos humanos compareceu perante o tribunal a 3 de Novembro. Foi-lhe negado o pedido de liberdade sob caução; arrisca dois anos de prisão. Na audiência, o réu mostrou-se bastante fragilizado e cansado. Iniciou uma greve de fome, há mais de dez dias, como forma de protesto contra sua detenção.
Os jornalistas e activistas não foram autorizados a assistirà audiência. Há relatos de maus-tratos a repórteres. a amnistia Internacional exige a libertação imediata do acusado. Zouheir Makhlouf é um prisioneiro de opinião, perseguido por ter exercido pacificamente o seu direito à liberdade de expressão, declarou o director da amnistia Internacional, para a região do norte de África e Médio Oriente.