Conhecido como “Papa da solidariedade” e “Papa de Fátima” vai ser beatificado no próximo ano
Conhecido como “Papa da solidariedade” e “Papa de Fátima” vai ser beatificado no próximo ano a beatificação deverá acontecer entre abril e Maio de 2010, adianta o jornal italiano La Repubblica . Mas, dificilmente ocorrerá a tempo do quinto aniversário da sua morte, 2 de abril, adianta a Congregação para a causa dos santos. Quanto ao local da cerimónia, há quem defenda que esta seja realizada em Roma e quem prefira que aconteça na Cracóvia, diocese onde Wojtyla trabalhou antes de ser eleito Papa.
Durante a audiência-geral das quartas-feiras, a 4 de Novembro, Bento XVI afirmou que o exemplo do seu antecessor confirma através da fé e inspira-nos ao caminho da santidade . O próximo passo para a beatificação será uma reunião entre cardeais e bispos da Congregação para a causa dos santos, o que deverá ocorrer até ao final deste ano, destinada a aprovar as virtudes heróicas de Karol Wojtyla.
Em 2008, o actual Papa autorizou o início do processo de beatificação sem que fosse necessário esperar os cinco anos depois da morte de João Paulo II, como estabelece o Código de Direito Canónico. Na altura assegurou que não haverá mais excepções ao procedimento.