Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Fundação Evangelização e Culturas cooperam para melhorar as condições de acesso e a qualidade dos cuidados de saúde materno-infantil
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Fundação Evangelização e Culturas cooperam para melhorar as condições de acesso e a qualidade dos cuidados de saúde materno-infantilO primeiro passo é fazer um levantamento das necessidades no terreno, para que possam ser dados passos concretos no apoio às populações. Para muitas mulheres nos países pobres a maternidade é, demasiadas vezes, acompanhada por sérios riscos para a saúde.
Sem acesso a cuidados médicos básicos (como medicamentos e transfusões de sangue) e sem acompanhamento antes, durante e após o parto, a vida destas mulheres fica em risco. Mais de 500 mil mulheres morrem de complicações relacionadas com a gravidez e muitos milhares mais ficam fisicamente diminuídas, em cada ano.
a questão da saúde materna é um dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), ao abrigo da Campanha do Milénio das Nações Unidos. O objectivo é sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de, até 2015, serem cumpridas metas na área da educação, saúde, igualdade do género, entre outros.