O bispo de angra do Heroí­smo pede mais “militância” aos católicos na sua acção Política e social em tempo de crise
O bispo de angra do Heroí­smo pede mais “militância” aos católicos na sua acção Política e social em tempo de criseHá, de facto, um novo tipo de pessoas que recorrem agora a nós e não era costume fazerem-no, nomeadamente famílias jovens, gente que estava mais ou menos bem e que começa a ter dificuldades, adianta antónio Braga. No dia em que a diocese festeja 475 anos de diocese defende uma maior militância por parte dos cristãos como nos tempos áureos da acção Católica, quando os cristãos tinham uma maior intervenção na acção política e social, trabalhando nas causas da pobreza e criando um novo paradigma de justiça social.
O prelado da diocese realça que os cristãos devem dar o seu contributo para melhorar a sociedade. Há necessidade de um ressurgimento espiritual e da manutenção de um certo quadro de valores.
Quanto ao futuro, a prioridade passa pela formação cristã. Temos registado uma diminuição da prática religiosa, mas há sempre uma referência aos valores cristãos nas festas populares, embora notemos uma certa falta de formação, sublinha antónio Braga.
Há um problema de transmissão da fé e, por isso, temos de ter consciência das mudanças que há hoje na sociedade e encontrar a linguagem e a actuação pastoral mais adequadas a essa nova realidade. O bispo de angra sabe que não é fácil transmitir o que não muda numa sociedade em mudança. Hoje, não se trata de baptizar convertidos, mas sim de converter baptizados.