a decisão é anunciada um dia após a desistência do único rival do presidente afegão. Ban Ki-moon concorda e pede a formação rápida de um novo governo
a decisão é anunciada um dia após a desistência do único rival do presidente afegão. Ban Ki-moon concorda e pede a formação rápida de um novo governo a Comissão Independente do afeganistão anulou a segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para 7 de Novembro. a decisão foi tomada no seguimento da desistência do único rival do vitorioso Hamid Karzai. abdullah abdullah exigia a demissão do presidente da comissão devido às inúmeras fraudes detectadas no anterior escrutínio. O concorrente afirmou recear as mesmas irregularidades numa segunda volta e preferiu retirar-se.
Outros motivos estão na origem do cancelamento desta segunda oportunidade de voto. a comissão apontou para a segurança dos afegãos, perante as crescentes ameaças talibãs.organizar uma segunda volta que não daria uma real legitimidade ao presidente e iria tirar a vida a numerosas pessoas preocupa-nos, assegurou o presidente do órgão, Daoud ali Najafi. O risco de fraca participação no escrutíniopoderia por emcausa os resultados. Deste modo, Hamid Karzai foi declarado presidente do afeganistão, pela segunda vez.
a decisão foi bem recebida pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), que felicitou o presidente pela sua reeleição. Ban Ki-moon considerou muito difíceis as eleições no afeganistão. Pediu a Hamid Karzai que formasse rapidamente um novo governo, apoiado pelo povo afegão e pela comunidade internacional. O secretário-geral das Nações Unidas está de visita ao país. a viagem não-programada é justificada com o ultimo atentado que matou cinco funcionários da ONU.