Crianças e jovens, filhos de imigrantes, podem influenciar a evolução de muitas nações desenvolvidas. No futuro, serão chamados a contribuir activamente na sociedade
Crianças e jovens, filhos de imigrantes, podem influenciar a evolução de muitas nações desenvolvidas. No futuro, serão chamados a contribuir activamente na sociedadeNo seu último relatório, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)realça a importância da integração dos petizes imigrantes, quer na sociedade, quer na própria família. O estudo abrangeu crianças de oito países ricos: alemanha, austrália, Estados Unidos da américa, França, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Suíça. aponta algumas desvantagens em relação aos menores nativos dos países de origem.
Em termos de composição familiar e situação profissional, verificam-se algumas semelhanças. Em metade dos países em análise, a posição do pai imigrante, na população activa, é praticamente igual às dos outros pais. Em dez por cento dos casos, um dos cônjugues é considerado cidadão no paísonde reside.
a saúde, educação, segurança económica, habitação são os sectores em que se verifica mais desigualdade. O relatório revela que a escolarização e aprendizagem, nas comunidades imigrantes, varia muito consoante o país de origem. Este é, contudo, um factor crucial que não deve cairem esquecimento. as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.
Os petizes serão chamados a contribuir activamente na sociedade, quer enquanto trabalhadores, quer enquanto cidadãos. Dessa forma, terão oportunidade de alterar o futuro das nações que os acolhem. Promover a integração civil e inclusão social destas crianças émuito importantepara as próprias, mas também para os países de acolhimento – alertaa UNICEF.