a pneumonia mata, todos os anos, 1. 8 milhões de crianças com menos de cinco anos. é a maior causa de morte nos mais pequenos, nos países pobres
a pneumonia mata, todos os anos, 1. 8 milhões de crianças com menos de cinco anos. é a maior causa de morte nos mais pequenos, nos países pobres a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) lançaram um plano de acção mundial para combater a pneumonia. O plano de acção proposto custa mais de 26 mil milhões de euros nos próximos seis anos e poderia salvar a vida a5. 3 milhões de crianças.
Se não se fizer nada, a pneumonia continuará a matar 20 por cento dos nove milhões com menos de cinco anos que morrem anualmente no mundo, advertem as duas organizações. a acção visa ajudar os países mais pobres a reforçar a sua política de prevenção, protecção e tratamento da doença.
Entre os objectivos previstos até 2015, está a cobertura das vacinas relevantes para 90 por cento das crianças de países pobres, e aumentar o acesso ao tratamento da pneumonia para uma percentagem idêntica. Se estes objectivos fossem atingidos, as mortes por pneumonia entre as crianças poderiam ser reduzidas em, pelo menos, 65 por cento. O programa pretende ainda assegurar o aleitamento materno pelo menos até aos seis meses, uma nutrição mais adequada, e o aumento da vacinação contra doenças que podem fragilizar as crianças.