a Cruz Vermelha manifesta a sua preocupação perante a crescente violência sobre os civis. a organização pede melhores condições para assegurar ajuda humanitária
a Cruz Vermelha manifesta a sua preocupação perante a crescente violência sobre os civis. a organização pede melhores condições para assegurar ajuda humanitáriaTer civis como alvo é uma recusa absoluta à humanidade, declarou Jacques de Maio. O único propósito concebível é o de espalhar o terror entre a população. Isso viola os princípios fundamentais do Direito Internacional Humanitário, considera o chefe de operações da Cruz Vermelha,para osul da Ásia. as normas internacionais exigem que todas as pessoas que não tomam partido num conflito sejam protegidas do mesmo e poupadas a qualquer tipo de violência. Deve ainda ser facilitada a ajuda humanitária e deslocamento de pessoal médico para que sejam assegurados os cuidados mínimos à população.
Ora, o conflito armado no Território Federal de Áreas Tribais e na Província da Fronteira Noroeste já matou milhares de civis e deslocou milhões. O último bombardeamento, em Peshawar, provocou a morte a 18 pessoas. Os paquistaneses enfrentam enormes dificuldades. Não têm trabalho, mas também já não têm terras para cultivar. Escolas, bombas de água, estações eléctricas e inúmeras habitações foram destruídas. Vivem na ameaça constante de minas terrestres e outros explosivos. Peranteaenorme insegurança,a Cruz Vermelhapede um melhor acesso às áreas afectadas pelo conflito, onde milhares esperam por ajuda humanitária.