Uma organização de jornalistas demonstra preocupação com a restrita liberdade de imprensa em Marrocos. Pedem a Hillary Clinton para intervir
Uma organização de jornalistas demonstra preocupação com a restrita liberdade de imprensa em Marrocos. Pedem a Hillary Clinton para intervirOs Repórteres Sem Fronteira (RSF)pediramà secretária de estado norte-americana que avaliassea situação da liberdade de imprensa de órgãos independentes, na sua próxima visita a Marrocos. a organização dejornalistasinsta a responsávelaabordar com as autoridades marroquinas esta questão crucial. a 2 e 3 de Novembro, estará presente num fórum para a promoção da democracia no Médio Oriente, criado pelo governo americano em 2004. O encontro conta com a participação de dirigentes internacionais.
Na carta à secretária de estado, os RSF mostram a sua preocupação perante a inquietante degradação da liberdade de imprensa no país, desde 1999. Denunciam multas exorbitantes, jornalistas perseguidos na justiça, penas de prisão que se estendem a dezenas de anos. a justiça marroquina tenta por diversos meios asfixiar financeiramente os órgãos independentes – considera a organização. Descrevem ainda vários casos recentes de processos contra jornalistas, em Marrocos.