“Nós, os agentes pastorais, somos desafiados a mudar, e radicalmente! Para os jovens e com os jovens, todos nos reconstruimos e em conjunto nos educamos”
“Nós, os agentes pastorais, somos desafiados a mudar, e radicalmente! Para os jovens e com os jovens, todos nos reconstruimos e em conjunto nos educamos”as verdades fundamentais não mudam, o mesmo não acontece às realidades sócio-culturais, que têm de ser continuamente repensadas para nelas podermos actuar. Esta é uma das conclusões do VI Fórum nacional das vocações que decorreu em Fátima a 30 e 31 de Outubro, sob o tema Ide e anunciai o Evangelho da vocação
Só a nossa vida de pessoas felizes pode ser proposta credível, que anuncia Deus e convida à fé defendem os mais de 250 participantes dos trabalhos. Os jovens de hoje não seguem modelos e ideais mas procuram sobretudo experiências e vivências. Por isso, a atitude a ter é gastar tempo com eles: conhecê-los, ouvi-los, crescer com eles, experimentar com eles.
Para que os jovens experimentem o amor de Deus, o único caminho é sermos a imagem de Deus para eles. Que eles O vejam realmente, na forma como vivemos com eles, pode ler-se noutra das várias ideias-síntese do Fórum que reuniu, sobretudo, sacerdotes, religiosas e animadores de grupos de jovens.
a reflexão destes dois dias foi baseada em três verbos: repensar, sentir e reconstruir. Uma das últimas conclusões aponta para o facto de orientar para a vocação não é recrutar consagrados, é amadurecer pessoas cristãs. a vocação é uma escolha livre, feita no amor e por amor, salientam ainda os participantes.