“ó tia dá bolinho, pela graça do seu santinho” é uma das frases pronunciada pelas crianças. a tradição manda que se peça o “pão por Deus” ou o “Santório”, dependendo do local
“ó tia dá bolinho, pela graça do seu santinho” é uma das frases pronunciada pelas crianças. a tradição manda que se peça o “pão por Deus” ou o “Santório”, dependendo do localO Dia de todos os santos é, também, um momento para homenagear todos os santos no mesmo dia. Há milhares de santos canonizados, mas apenas uma pequena percentagem é regularmente reconhecida. No século sétimo, o Papa Bonifácio IV estabeleceu oficialmente o Dia de todos os santos para assim serem celebrados.
São lembrados os santos reconhecidos oficialmente pela Igreja católica, mas também os santos por devoção popular, seguindo-se no dia imediato o dia de finados ou fiéis defuntos, para recordar os que já morreram. além dos católicos, também os ortodoxos gregos e russos e os hindus celebram esta data, embora em dias diferentes.
Para os ortodoxos a memória dos santos é feita no primeiro domingo depois do Pentecostes, que este ano foi a 14 de Junho.
Os hindus também celebram os seus defuntos, santos e mártires no período designado por Sharad, uma quinzena entre finais de Setembro e princípios de Outubro e que antecede o festival de Navratri. O nono dia dessa quinzena é dedicado à memória de todos os santos e mártires.