Sabes como gerir o teu dinheiro? Neste dia mundial da poupança, o objectivo é relembrar aos jovens que também é necessário pensar a longo prazo, e planear o futuro
Sabes como gerir o teu dinheiro? Neste dia mundial da poupança, o objectivo é relembrar aos jovens que também é necessário pensar a longo prazo, e planear o futuroNo Portal da juventude há informações, dicas e instrumentos para ajudar os jovens a planear o futuro. Poupar é isso tudo, é um gesto simples mas poderoso, é viver o futuro, é ganhar a liberdade para agir no futuro, é assegurar o futuro.
Poupança significa guardar o dinheiro que não se gasta. Mas poupar não se refere apenas a guardar o dinheiro, refere-se também ao facto de não se gastar inutilmente os recursos disponíveis, esclarece o Portal do consumidor na mensagem para este dia. Esta data foi criada em 1924, durante um congresso internacional de economia em Milão, na Itália.
Os portugueses estão a poupar mais. Mas, entre 2003 e 2007, verificou-se uma diminuição da taxa de poupança. a única solução possível passará sempre pela elaboração de uma estratégia consciente que garanta a realização das despesas essenciais à vida diária mas que, ainda assim, consiga permitir algum aforro.
Conservadores na hora de aplicar as poupanças, preferem apostar no que consideram mais seguro, mesmo que renda menos que outros produtos. Boa parte do investimento vai para os depósitos a prazo. Há quem prefira os Planos Poupança Reforma (PPR), mas o grosso da poupança dos portugueses está nos Depósitos a prazo e PPR. Já os Certificados de aforro estão a perder terreno, por causa da baixa taxa de rendimento.