Nunca se falou tanto na defesa do meio ambiente, mas continuamos a maltratá-lo diariamente
Nunca se falou tanto na defesa do meio ambiente, mas continuamos a maltratá-lo diariamenteSerá pertinente o leitor perguntar: mas o que tem a ver a ecologia com a fé? a resposta é simples, tem tudo. O meio ambiente permite-nos viver melhor ou pior, de mãos dadas com a natureza, ou de costas voltadas, apesar de necessitarmos dela para sobreviver.
Independentemente de uma explicação razoável quanto à criação da natureza, uns acreditam que Deus a formou, outros negam-no cometendo essa tarefa a uma auto-criação pouco aceitável, até mesmo sob o aspecto científico.
Foi Deus quem criou tudo: o sol, as estrelas, o mundo, os animais, as plantas, eu, você, tudo o que existe, é assim que os cristãos acreditam. Esta crença é baseada na causa-efeito, ou seja, a causa é anterior ao efeito. Exemplificando: uma planta nasce (efeito) porque uma semente foi plantada (causa).
Deus é a causa das causas não causada. Esta prova foi descoberta por Sócrates que morreu dizendo: Causa das causas, tem pena de mim . a negação da Causa primeira leva à ciência materialista a contradizer a si mesma, pois ela concede que tudo tem causa, mas nega que haja uma causa do universo.
O homem enfrenta uma crise ecológica fruto da má administração do meio natural e do crescimento desenfreado das populações humanas. Em consequência, ameaça um modelo de vida aceitável e pode vir a impedir a existência da vida humana enquanto espécie.
O desequilíbrio na produção de alimentos e do crescimento da população humana; a redução do cultivo; o mau uso e a poluição das águas; a mudança gradual dos climas regionais e globais em resultado das actividades urbanas e das técnicas agrícolas; a destruição de importantes espécies da fauna selvagem; a alteração das comunidades naturais; a proliferação de organismos transmissores de doenças e epidemias são problemas que afectam o Mundo como um todo.
Estes distúrbios são capazes de reduzir a níveis mortais a qualidade e a produtividade do meio natural mundial, podendo ainda criar a instabilidade política no mundo moderno.
a Ecologia tem sido tradicionalmente definida como o ramo da Biologia que estuda os relacionamentos entre os organismos e seu ambiente. Porém, no contexto da evolução da crise ambiental, a ecologia torna-se algo mais, a ciência da sobrevivência .
Tendo em conta tudo isso, devemos aliar a nossa fé às boas práticas ambientais das coisas simples do dia a dia, porque a natureza é o reflexo da bondade de Deus para com os Homens, mesmo daqueles que não crêem n’Ele.