Já há 60 mil angolanos expulsos do antigo Zaire, em retaliação por Luanda ter repatriado 160 mil congoleses. ajuda de emergência a caminho
Já há 60 mil angolanos expulsos do antigo Zaire, em retaliação por Luanda ter repatriado 160 mil congoleses. ajuda de emergência a caminhoTendas de abrigo e uma equipa de resposta de emergência vão ser transportadas por via aérea para ajudar dezenas de milhares de angolanos expulsos da República Democrática do Congo (RDC), uma vez que este país continua a expulsar cidadãos de seu vizinho.
as agências das Nações Unidas estão a preparar estas remessas, depois de se saber, segundo dados do Ministério da assistência e Reinserção Social, do Governo de Luanda, que o número de angolanos expulsos da RDC aumentou para 60 mil, incluindo um indeterminado, mas porventura significativo número de refugiados. Estes dados apontam para o dobro da estimativa anterior, de acordo com a Coordenação dos assuntos Humanitários (OCHa).
Do outro lado, o número de congoleses expulsos de angola tem diminuído nas províncias de Kasai Bandundu, mas permanece elevado no Baixo Congo, tendo aumentado de dois mil em Julho para 18 mil em Setembro. O total de cidadãos expulsos de angola desde Dezembro é estimado em 160 mil, 28 por cento dos quais crianças e 23,5 por cento mulheres.