a expectativa de vida global pode crescer quase cinco anos se se reduzirem cinco factores críticos para a saúde dos indivíduos
a expectativa de vida global pode crescer quase cinco anos se se reduzirem cinco factores críticos para a saúde dos indivíduosatacar cinco factores críticos de risco – o baixo peso na infância, sexo desprotegido, excesso de álcool, a falta de água potável, o saneamento e a higiene, e a pressão alta – pode aumentar em quase cinco anos a expectativa de vida global, segundo um novo relatório das Nações Unidas.
Estes cinco factores são responsáveis por um quarto das 60 milhões de mortes estimadas que ocorrem anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que publicou o relatório Riscos para a Saúde Global.
O risco para a saúde é definido no relatório como um factor que aumenta a probabilidade de resultados adversos para o indivíduo saudável. analisando 24 destes riscos potenciais, uma mistura de factores ambientais, comportamentais e fisiológicos – como a poluição atmosférica, o tabagismo ou a má alimentação – a investigação estima os seus efeitos sobre as mortes, doenças e lesões por região, idade, sexo e rendimento do país no ano de 2004.