Hoje, abrigam mais de 52 milhões de pessoas, no Brasil. a droga e criminalidade são motivos de forte insegurança. Ministra defende maior presença estatal
Hoje, abrigam mais de 52 milhões de pessoas, no Brasil. a droga e criminalidade são motivos de forte insegurança. Ministra defende maior presença estatalDilma Rousseff, ministra da Casa Civil, no Brasil, falou sobre a violência nas favelas, num famoso programa radiofónico, Bom Dia Ministro. À emissora, a governante afirmou: O crime invadiu essas regiões porque o estado simplesmente fugiu delas, porque no Brasil não se investia nememfavelas, nem em bairros populares. a ministra defendeu um reforço das autoridades estatais nas zonas mais perigosas, pela disputa do bem. É possível disputar com o tráfico e fazer essa disputa do bem que é de facto a nossa presença efectiva, com a polícia, mas também com obras e com serviços públicos de qualidade para a população, explicou a ministra.
Favela é o nome que se dá a regiões urbanas, com um baixo nível de qualidade de vida. Os habitantes têm poucos recursos económicos; muitos vivem em situação de pobreza. No Brasil, a área abrangida pelas favelas é tão extensa que se fazem divisões entre as mais ricas e maispobres. a droga é um dos grandes problemas dos bairros mais pobres e motivo de insegurança. São frequentes as lutas entre traficantes e autoridades policiais.
No Brasil, cerca de 52,3 milhões de pessoas vivem em favelas. O país tem sérias falhas no que respeita a políticas habitacionais; muitas construções são feitas de forma precária e em locais perigosos, sem um saneamento adequado. Estudos das Nações Unidas,em 2007,revelavam que, até 2020, o número de pessoas amorar em favelaspoderia aumentar para 55 milhões. a organização estima que o avanço seja de 0,34 por cento, ao ano.