Dois homens, uma mulher e um quarto cidadão não identificado foram mortos em Lhasa, no Tibete
Dois homens, uma mulher e um quarto cidadão não identificado foram mortos em Lhasa, no TibeteQuatro tibetanos foram executados em Lhasa, pelo regime chinês, no passado dia 20 de Outubro, terça-feira, às 11h de Pequim, de acordo com a organização de defesa de direitos humanos Free Tibet, que condenou o acto num comunicado entretanto divulgado.
Estas execuções foram confirmadas pelo Centro Tibetano para os Direitos Humanos e a Democracia (CTDHD), numa declaração emitida a partir da sua sede em Dharamsala, cidade da Índia onde estão refugiados os principais líderes tibetanos no amílcar. O CTDHD citou várias fontes, para revelar que os quatro tibetanos executados são Lobsang Gyaltsen e Ioyak (ambos do sexo masculino), uma mulher de nome Penkyi e um quarto cidadão cuja identificação não foi possível.
Lobsang Gyaltsen e loyak foram condenados à morte sem qualquer possibilidade de comutação da pena, em abril deste ano, de acordo com uma informação de 8 de abril divulgada pela agência oficial chinesa de notícias, Xinhua. Os dois homens foram condenados à morte pelo Tribunal Popular Intermédio de Lhasa, depois de terem sido considerados culpados por um alegado incêndio criminoso.
a 21 de abril, a agência Xinhua avançou com a notícia de que duas mulheres tibetanas, ambas com o nome Penkyi, tinham sido condenadas por um fogo criminoso. Uma das Penkyi, do município de Sagya, foi condenada a pena de morte suspensa, segundo a agência. a segunda Penkyi, do município de Nyinmo, foi sentenciada a prisão perpétua. a organização Free Tibet não foi capaz de confirmar, qual das duas Penkyi foi executada no dia 20.