é portuguesa, 32 anos, assistente de bordo e está nomeada para mulher do ano nos Emirados írabes Unidos
é portuguesa, 32 anos, assistente de bordo e está nomeada para mulher do ano nos Emirados írabes UnidosTudo começou em 2005. Depois de uma escala de 24 horas no país, a vontade de ajudar crianças falou mais alto e Maria Conceição decidiu criar uma obra de solidariedade com o objectivo de dar educação, alimentação, cuidados de saúde e apoio comunitário. Mais de meio milhar de crianças da comunidade de Gawair, nos arredores de Daca, capital do Bangladesh vão à escola, recebem livros, uniformes, duas refeições diárias e cuidados de saúde.
Graças à jovem portuguesa e aos donativos das pessoas que têm apoiado o projecto, centenas de crianças receberam vacinas que, por serem tão caras para a realidade do país, lhes estariam vedadas, adianta o Expresso. Também os pais, em muitos casos, recebem formação profissional em diferentes ofícios para lhes permitir, mais tarde, procurar um emprego.
Quebrar o ciclo de pobreza não é fácil , admite Maria Conceição que aponta para a falta de apoios e algumas dificuldades. É preciso uma grande dose de persistência para ultrapassar os obstáculos, muitas vezes levantados pelas próprias autoridades do país, diz a jovem que, durante muito tempo, pagou, com o seu ordenado de assistente de bordo (cerca de 2000 euros), a mais de meia centena de funcionários do Dhaka project.
No final do ano passado, com um patrocínio da Emirates Foundation para os próximos cinco anos e um importante apoio negociado com a Dubai Cares, Maria Conceição entregou o Dhaka project à Rural Services Foundation, uma organização local, que o gere desde então. a portuguesa dedicou-se aos adultos. Crianças, apoiadas por professores leccionam aulas de inglês aos pais.
Maria Conceição foi distinguida em 2007, na categoria de Mulheres excepcionalmente inovadoras e criativas um prémio atribuído pela União Europeia. agora é uma das quatro nomeadas na categoria de acção humanitária. a votação para os prémios Mulher do ano nos Emirados Árabes Unidos decorre até 31 de Outubro. Pode votar aqui. O prémio será entregue a 17 de Novembro.