O vice-postulador para a Causa da canonização dos pastorinhos de Fátima faleceu hoje, 28 de Outubro
O vice-postulador para a Causa da canonização dos pastorinhos de Fátima faleceu hoje, 28 de OutubroO corpo estará a partir das 18h de hoje, em câmara ardente, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. a celebração das exéquias será na sexta-feira, dia 30, às 11:00h, na basílica do Santuário. O sacerdote, membro da Congregação do Verbo Divino, ficará sepultado no cemitério de Fátima.
O bispo de Leiria-Fátima, neste momento do anúncio do falecimento, dá graças a Deus pelo dom que foi este sacerdote.
Desde 1960 que Luís Kondor, nascido em 1928, na Hungria, era vice-postulador dos pastorinhos, cargo que ocupou até à sua morte. Foi o editor do livro Memórias da Irmã Lúcia, que fez traduzir em diversas línguas e enviou para todos os continentes, incluindo os países sob o regime comunista.
Em 2000, com o apoio do cardeal Meisner de Colónia, conseguiu que o Papa João Paulo II venha a Fátima, em 13 de Maio de 2000, beatificar os Pastorinhos mesmo depois de já ter sido anunciada publicamente a beatificação em Roma, recorda o vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda.
a 15 de Novembro de 2004 recebeu o processo canónico da cura milagrosa atribuída aos beatos Francisco e Jacinta, que entregou em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos. O processo de canonização encontra-se agora à espera de um milagre irrefutável para que os beatos possam ser proclamados santos.
Em Março de 2004, foi homenageado pela Fundação ajuda à Igreja que Sofre comemorando os seus 50 anos de padre e de presença em Portugal. Em 18 de Janeiro de 2006 recebeu a insígnia da Ordem de Comendador, atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio.