Os israelitas consomem quatro vezes mais água do que os palestinianos. Estes apenas sobrevivem com a quantia de que dispoêm e até lutam para a conseguir
Os israelitas consomem quatro vezes mais água do que os palestinianos. Estes apenas sobrevivem com a quantia de que dispoêm e até lutam para a conseguir a amnistia Internacional (aI) acusa Israel de privar os palestinianos de água, através de políticas discriminatórias e do controlo dos recursos hídricos comuns. as populações palestinianas só têm acesso a 20 por cento das fontes de água. apenas consomem 70 litros por dia (por pessoa), sendo que alguns têm de sobreviver com 20 litros diário [o mínimo recomendado em situações de emergência]. Os israelitas consomem quatro vezes mais: uma quantidade superior a 300 litros.
Consequentemente, inúmeros palestinianos são obrigados a comprar água a um preço bastante elevado, e de qualidade duvidosa. as restrições impostas por Israel, no que respeita ao acesso à água, impedem o desenvolvimento das redes de distribuição nos territórios palestinianos ocupados, privando milhares de terem uma vida normal, de comida, alojamento e cuidados mínimos, e do direito ao desenvolvimento económico, afirma Donatella Rovera, investigadora local da aI.
O relatório da organização de defesa dos direitos humanosfaz acusações ao exército israelita. a milícia é acusada de destruir os depósitos recuperadores da água da chuva das populações palestinianas e de lhes retirar os camiões cisterna em que a água comprada é distribuída. Perante as dificuldades, tornaram-se comuns em aldeias lutas entre os camponeses pela posse de água. Esta já é tão pouca que eles já não conseguem cultivar as suas terras, nem alimentar os animais.