Figuras políticas e empresários estão envolvidos no processo de 626 milhões de euros. São acusados de ter fornecido armas a angola, na década de 90
Figuras políticas e empresários estão envolvidos no processo de 626 milhões de euros. São acusados de ter fornecido armas a angola, na década de 90Duas importantes personalidadesda política francesa foram condenadas por tráfico ilegal de armas em angola, entre 1993 e 1998. Jean-François Mitterrand, filho de um ex-presidente, assim como um antigo ministro do governo francês, são acusados de ter facilitado a venda de armas ao país, durante o período de guerra. O primeiro, condenado a dois anos de prisão e 375 mil euros de multa, desempenhou a função de conselheiro do governo de França para os assuntos africanos, entre 1986 e 1992. O segundo foi condenado a um ano de prisão e 100 mil euros de multa.
O escândalo angolagate, assim denominado pela imprensa francesa, envolve outras 40 figuras, entre asquais empresários famosos. O francês Pierre Falcone [representante de Luanda noorgão da NaçõesUnidas para a Educação, Ciência e Cultura]e o russo arcadi Gaydamak são tidos como os principais responsáveis. ambos foramcondenados a seis anos de prisão. a justiça francesa considerou que os dois homens venderam armas a angola, sem autorização do governo francês. O comércio ilegal envolveu, alegadamente, uma quantia de 626 milhões de euros. 30 cidadãos angolanos foram referenciados neste processo, mas nenhum compareceu perante o tribunal. O caso é comparado a outro bastante mediático: o Watergate que levou à deposição do presidente norte-americano, Richard Nixon, em 1974.