370 mil, isto é, 20 por cento da população idosa precisa de cuidados continuados de saúde
370 mil, isto é, 20 por cento da população idosa precisa de cuidados continuados de saúde a coordenadora da Rede de Cuidados Continuados Integrados adianta que a rede só consegue dar resposta a um terço das necessidades. Neste momento a rede tem apenas um terço do seu desenvolvimento, temos neste momento cerca de 4 milem internamentos e cerca de 3 mil em cuidados domiciliários, o que é muito pouco, explica Inês Guerreiro, adianta a TSF. O objectivo é chegar aos 80 por cento destes casos nos próximos seis anos.
a responsável salienta que um dos problemas, nas grandes cidades, começa no momento que um idoso recebe alta de um hospital. Há casos em que têm de esperar cinco meses para conseguirem um lugar na rede de cuidados continuados.
Não há poções mágicas para um envelhecimento activo e de qualidade. O segredo é fazer o que deve ser feito durante toda a vida: manter amigos e relações afectivas fortes, participar na vida social, fazer exercício físico e mental, comer de forma saudável, cuidar da saúde.
as sugestões são da coordenadora da Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e Idosos, sediada no Instituto de Ciências Biomédicas abel Salazar, da Universidade do Porto. a mesma receita, Constança Paúl dá-a a qualquer pessoa na idade activa. O que os idosos devem fazer para ter um envelhecimento activo não é muito diferente do que é válido para qualquer pessoa, diz.