Seca, fracas colheitas, desvalorização da moeda, todos estes factores podem contribuir para o agravamento da situação nutricional de países da África Ocidental
Seca, fracas colheitas, desvalorização da moeda, todos estes factores podem contribuir para o agravamento da situação nutricional de países da África Ocidental a falta de chuva na Nigéria e Níger, nesta última estação, pode piorar a situação da segurança alimentar das populações. Os níveis de precipitação, mais baixos do que o habitual, ameaçam as colheitas dos camponeses. Receia-se um agravamento das assustadoras taxas de desnutrição.
as chuvas devem ser suficientes e chegar, no bom momento, para garantir os quatro meses de crescimentonecessáriosadeterminadas plantações, explica um responsável do Programa Mundial alimentar, citado pela agência IRIN. ainda é cedo para se avançar conclusões.organizações não-governamentais e internacionais, assim como ministérios da agricultura, vão avaliar estes dias a gravidade da situação.
as taxas de má nutrição crónica já são bastante elevadas em ambos os países. Perto de 40 por cento da população sofre desse mal. Qualquer défice de produção, por mais pequeno que seja, é um perigo para a frágil situação nutricional das populações. Outra questão merece especial atenção: a desvalorização da moeda na Nigéria. Tornou-se pouco ou nada compensatório para os agricultores venderem os seus produtos no mercado, o que pode reduzir a quantidade de cereais disponíveis para compra.