Há pelo menos 40 mil idosos em Portugal sem dinheiro para se alimentar
Há pelo menos 40 mil idosos em Portugal sem dinheiro para se alimentarO estudo da associação de defesa do consumidor DECO realizado junto de 3500 pessoas concluiu, também, que o custo dos produtos alimentares é uma das razões para que estas pessoas não consumam alimentos mais saudáveis. Faltam legumes, fruta e peixe, em muitos casos, sobretudo à noite.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS) salienta que o problema ganha maior dimensão por causa do isolamento a que são votados os idosos. À Renascença, o padre Lino Maia salienta que este é um problema atenuado pela acção das instituições de solidariedade: há mais de mil instituições a apoiar mais de 60 mil idosos no país.
88 por cento dos portugueses considera que a pobreza é um fenómeno generalizado no país. Os dados da Comissão Europeia sobre pobreza na Europa revelam que 73 por cento dos europeus considera que a pobreza é um problema que se está a propagar nos respectivos países. 89 por cento reclama dos governos uma acção urgente para o combater.