assim se refere a futura directora da UNESCO à sua nomeação. a primeira mulher a ocupar o cargo pretende enfatizar a igualdade entre os sexos
assim se refere a futura directora da UNESCO à sua nomeação. a primeira mulher a ocupar o cargo pretende enfatizar a igualdade entre os sexosIrina Bokova foi eleita a nova directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. a nomeação ocorreu durante a 35a conferência geral da UNESCO que reuniu 3000 participantes e representantes dos 193 estados membros,de 6a 23 de Outubro. Uma vitória para o sexo feminino, pois trata-se da primeira mulher a aceder ao posto. a minha eleição passa uma mensagem de confiança para todas as mulheres do mundo. É um sinal de que elas devem ter acesso ao poder e conhecimento, afim de contribuírem para a sociedade, declarou a sucessora de Koichiro Matsuura.
Nenhum desenvolvimento é possível sem uma acção decisiva a favor da igualdade de género. Esta é a mensagem que a futura directora pretende veicular. Irina Bokova reafirmou a importância do multiculturalismo: a diversidade cultural e o diálogo entre as culturas contribuem para a emergência de um novo humanismo onde global e local se reconciliam e através do qual reaprendemos a construir o mundo. assegurou que daria continuidade à acção de Koichiro Matsuura e agradeceu-lhe por ter colocado o órgão no bom caminho.
Nesta última sessão, a UNESCO ganhou mais um membro-associado: as Ilhas Faroe. a educação continuará a ser uma prioridade da organização, nomeadamente quanto à alfabetização da população e educação para todos. Em relaçãoà cultura, mantêm-se a aposta na salvaguarda do património material e imaterial, assim como a promoção da diversidade cultural, nas suas diversas expressões, entre outros.