Há 26 milhões de deslocados internos no mundo. África é o continente mais afectado. a guerra civil é grande responsável por estes deslocamentos em massa
Há 26 milhões de deslocados internos no mundo. África é o continente mais afectado. a guerra civil é grande responsável por estes deslocamentos em massaOs dirigentes africanos reunidos na capital do Uganda, Kampala, adoptaram uma convenção comum para a protecção dos refugiados internos, em países problemáticos. Trata-se de uma iniciativa pioneira na matéria. O acordo da União africana define as obrigações dos estados e, até de grupos armados, em relação à protecção e assistência dos cidadãos. No total, 46 nações ratificaram a convenção, mas o objectivo é conseguir mais 15 países na adopção deste novo documento. O pacto foi assinado por 17 dirigentes, entre os quais, o Uganda e a Somália, países comgrande número de deslocados internos.
O acordo representa na prática o conceito de responsabilidade de proteger’. Demonstra que a soberania nacional é plenamente compatível com essa responsabilidade, afirmou antónio Guterres. O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR)lembra que pertence ao estado dar o primeiro passo e só numafasesecundária é queÁfrica deve agir.
Os deslocados internos são pessoas que, tal como os refugiados, movimentam-se em busca de melhores condições de vida, mas sem atravessar fronteiras. a maioria foge dos conflitos e violência generalizada, ou por vezes do próprio governo que os deveria proteger. Segundo o aCNUR, em 2008,eram26 milhõespor todo o mundo. O Sudão, a Colômbia e o Iraque são os países que apresentam maior número.