Muito positivo – considera um dos responsáveis da Rádio Vaticano. O Sínodo conseguiu ser «realista, mas na perspectiva de Deus e da Sua Palavra»
Muito positivo – considera um dos responsáveis da Rádio Vaticano. O Sínodo conseguiu ser «realista, mas na perspectiva de Deus e da Sua Palavra»Terminou ontem [25 de Outubro] o II Sínodo dos Bispos para África, com uma eucaristia celebrada por Bento XVI. ao longo das últimas semanas, os padres sinodais abordaram vários problemas do continente africano. África, levanta-te e caminha foi a mensagem de coragem que os participantes, em conjunto com o Santo Padre, transmitiram no fim do evento.
Em jeito de análise, o redactor-chefe dos programas de língua portuguesa da Rádio Vaticano recorda a felicidade mas também a surpresa da Igreja africana, aquando do anúncio do sínodo. Não foram poucos, entre os fiéis e pastores, aqueles que perguntaram se não era o caso de esperar alguns anos, afirma antónio Pinheiro. O primeiro sínodo, realizado em 1994, levara algum tempo até se verem os primeiros frutos. Tragédias como o genocídio do Ruanda, guerras, a crise do Darfur e a derrocada da Somália e Zimbabué dificultaram ainda mais os trabalhos.
O responsável considera muito positivo o trabalho efectuado enquanto jornalista e observador directo. Explica, lembrando as palavras do Papa: O discurso de um pastor deve ser realista, deve tocar a realidade, mas na perspectiva de Deus e da Sua Palavra. Era este o grande problema do sínodo e graças a Deus, como disse Bento XVI, conseguimos resolvê-lo, assegura à Fátima Missionária.
algumas estatísticas confirmam a abordagem do tema central do evento: reconciliação, justiça e paz. Durante as intervenções, o tema paz foi abordado 402 vezes. O termo justiça foi referenciado 345 vezes, enquanto que a guerra contou com 158 menções. O diálogo, a educação, as crianças e a presença das mulheres no continente africano foram outras temáticas em destaque neste encontro.