Entre 1970 e 2007, os desastres naturais destruí­ram 389 mil casas e afectaram mais de 28 milhões de pessoas, nos países dos andes
Entre 1970 e 2007, os desastres naturais destruí­ram 389 mil casas e afectaram mais de 28 milhões de pessoas, nos países dos andesUm estudo publicado em Lima, Peru, no primeiro atlas de desastres naturais nos países da Comunidade andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), enumera 125 mil mortos, 8,5 milhões de desalojados, em 57 mil desastres de vários tipos, desde sismos, inundações, deslizamentos de terras, incêndios, entre outros. as inundações são os desastres mais frequentes nos países dos andes, estando mais de 13 milhões de pessoas sujeitas a estes desastres.
Do total de pessoas expostas a inundações, 40 por cento delas habita o Peru, 38 por cento a Colômbia, 18 por cento o Equador e quatro por cento a Bolívia, informa a Lusa. Segundo este atlas, que foi apresentado no âmbito do projecto de cooperação da Comunidade andina e da União Europeia (apoio à prevenção de desastres da Comunidade andina), 225 mil quilómetros quadrados de terras agrícolas estão também expostos a inundações. Desta área, 56 mil quilómetros quadrados são bolivianos, 120 mil são colombianos, 14 mil equatorianos e 35 mil peruanos.
O atlas indica que 59 milhões de habitantes dos países da Comunidade andina residem em zonas de ameaça sísmica alta, sobretudo no Peru e na Colômbia. Quatro milhões de pessoas estão expostas a erupções dos 60 vulcões activos nesta sub-região da américa do Sul.