O velho continente e os Estados Unidos continuam a ser as zonas preferidas de países onde reina a insegurança
O velho continente e os Estados Unidos continuam a ser as zonas preferidas de países onde reina a insegurançaOs pedidos de asilo a países desenvolvidos aumentaram 10 por cento, no primeiro semestre de 2009, em relação ao ano passado. No total, registaram-se 185 mil pedidos em 38 países europeus, Estados Unidos, Canadá, Japão, austrália, Nova Zelândia e República da Coreia. Os conflitos continuam a ser o principal motivo. O Iraque lidera a lista dos requerentes, pela quarta vez consecutiva. Seguem o afeganistão e a Somália. Os três constam na lista das regiõesmais perigosas do mundo.
Essas estatísticas mostram que o avanço da violência e da instabilidade em algumas partes força um número crescente de pessoas a fugirem e buscarem protecção em países seguros, afirmou o alto-comissário das Nações Unidaspara osRefugiados. antónio Guterres insiste: É urgente que os países mantenham abertas as portas do asilo para aqueles que se encontram em necessidade genuína de protecção internacional.
a Europa foi o continente que recebeu mais refugiados, com destaque para a França. Os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar com 23700 pedidos de asilo. Um recenterelatório do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados revela preferências nos pedidos, oque poderesultar da adopção de políticas internas dos países de destino. Prevê-se um aumento ainda maior até ao final de 2009.