Uma convenção de 1989 condena todo o tipo de discriminação. Perante a desprotecção dos mapuche, petizes chilenos apelam a mais acção das entidades competentes
Uma convenção de 1989 condena todo o tipo de discriminação. Perante a desprotecção dos mapuche, petizes chilenos apelam a mais acção das entidades competentesNa sequência de um conflito entre soldados e indígenas mapuche, as crianças chilenas uniram-se num apeloao respeito dos direitos infantis. Sete crianças ficaram feridas durante um ataque a uma escola na comunidade de Temucuicui. Em comunicado, os petizes repudiam o sucedido e exigem mais acção das autoridades e organismos competentes. Lamentamos profundamente que as crianças sejam agredidas sem compaixão. as crianças mapuche também têm direito a viver num ambientede harmonia,onde se resguarde asua integridade física e psicológica, consideram os pequenos chilenos, citados pela agência adital.
Questionam o organismo das Nações Unidas para a Infância: Por que nenhuma instância protege, nem se manifesta perante a violência que estão a sofrer as crianças mapuche, especificamente na comunidade de Temucuicui?. a declaração dos direitos das crianças, aprovada pelas Nações Unidasem 1989, condena toda a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outro génerosobre as crianças. Contudo, por todo o mundo, vários tipos de violência afectam os menores.