Bispos católicos apelam aos líderes corruptos de países da África que renunciem por estarem a passar uma má imagem do continente africano
Bispos católicos apelam aos líderes corruptos de países da África que renunciem por estarem a passar uma má imagem do continente africano Muitos católicos em altos cargos, lamentavelmente, ficaram aquém em seu desempenho. O Sínodo pede que tais pessoas se arrependam ou deixem a arena pública e parem de causar danos ao povo e de transmitirem uma imagem ruim da Igreja Católica . a mensagem final da II assembleia especial para a África do sínodo dos bispos apresenta 57 propostas que serão entregues a Bento XVI. Uma delas é a exigência de renúncia por parte de líderes corruptos.
Os participantes, 200 bispos africanos e dezenas de outros continentes bem como especialistas em África, acusaram empresas multinacionais presentes em África de crimes contra a humanidade . as multinacionais têm de parar com sua devastação criminosa do meio ambiente em sua exploração voraz de recursos naturais , disseram os prelados. O documento final apela a uma grande atenção dos africanos para as tentativas sub-reptícias de organizações internacionais de destruírem valores africanos tradicionais da família e da vida humana.
a mensagem reafirma a importância do dialogo com as religiões tradicionais, no âmbito ecuménico e inter-religioso, em particular com os muçulmanos: O diálogo é possível, mas é importante dizer não ao fanatismo, assegurar o respeito recíproco e sublinhar que a liberdade religiosa é um direito humano fundamental e inclui a liberdade de partilhar e propor, não de impor, a própria fé. O encerramento formal do Sínodo ocorrerá domingo, 25 de Outubro, com a celebração da Eucaristia presidida por Bento XVI.