“agora é o momento de passar à acção, e não o tempo para falar”, avisa responsável político. Oportunidade para virar a situação no país está sobre a mesa
“agora é o momento de passar à acção, e não o tempo para falar”, avisa responsável político. Oportunidade para virar a situação no país está sobre a mesa a Somália está numa encruzilhada e todos os apoios são necessários – e urgentes. a ideia tem sido repetida pelas agências humanitárias no terreno e pelos enviados especiais a este país divido em três e que vive sob guerra civil, quase sem estruturas e sem governo central desde 1991.
É este quadro que levou a um apelo com carácter quase definitivo: agora é o momento de passar à acção, e não o tempo para falar. Esta é uma excelente oportunidade para virar a situação terrível dos últimos 18 anos na Somália, avisou o subsecretário-geral das Nações Unidos para os assuntos Políticos, B. Lynn Pascoe, sobre um país devastado pela luta de facções.
Este alto responsável político da ONU copresidiu a uma reunião de alto nível, em Nairóbi, Quénia, sobre a implementação de um pacto de paz entre o Governo Federal de transição da Somália e alguns dos seus opositores de grupos de militantes islamistas. Foi aí que Pascoe deixou o apelou a um aumento urgente de apoio internacional para o país.