O acto eleitoral previsto para o ano deve ser o mais justo e transparente possível. Prisioneiros políticos devem ser por isso postos em liberdade
O acto eleitoral previsto para o ano deve ser o mais justo e transparente possível. Prisioneiros políticos devem ser por isso postos em liberdadeO Governo da Birmânia deve libertar todos os presos políticos antes das eleições nacionais previstas para 2010 para que as opções políticas possam ser o mais abrangentes possíveis, exortou esta quinta-feira um perito independente das Nações Unidas.
Eu disse ao Governo que estas eleições devem ser justas e transparentes, que a liberdade de expressão, de movimento e de associação devem ser garantidas no país e, é claro, que todos os prisioneiros de consciência, devem ser libertados antes das eleições, declarou Tomás Ojea Quintana aos jornalistas em Nova Iorque (EUa).
No seu relatório mais recente sobre o tema, Ojea Quintana, relator especial sobre a situação dos direitos humanos na Birmânia, afirmou que o Governo perdeu uma oportunidade para demonstrar o seu compromisso com a realização de eleições, ao prolongar a prisão domiciliar da líder pró-democracia, aung San Suu Kyi, de uma forma tão eficaz que a impede de participar nas eleições do próximo ano.