Os missionários do Verbo Divino estão a comemorar 60 anos da presença em Portugal, sob o lema, «Construindo proximidades»
Os missionários do Verbo Divino estão a comemorar 60 anos da presença em Portugal, sob o lema, «Construindo proximidades» a vinda da SVD representou um reforço da presença missionária na Igreja Portuguesa, e contribuiu para uma maior tomada de consciência da dimensão missionária da vocação cristã e do dever missionário da Igreja, afirma o padre José Jerónimo a propósito destes 60 anos de presença em Portugal.
ao estar mais perto das pessoas, presentes nas comunidades, o Verbo Divino deu possibilidade a centenas de rapazes de adquirirem um grau de formação e escolarização, de outro modo impossível, por falta de cobertura escolar pública e de recursos económicos das famílias. Isto fez-se através de três seminários menores implantados em zonas completamente diferentes de Portugal: Tortosendo (1949), Guimarães (1952) e Fátima (1954). Trata-se de um contributo inestimável, adianta o site do Verbo Divino.
Para comemorar os 60 anos do Seminário missionário do Verbo Divino de Tortosendo realiza-se a 31 de Outubro, o encontro anual dos antigos alunos SVD. Haverá uma noite de fados, a 14 de Novembro, aniversário exacto do primeiro dia de aulas no Seminário. Quem se deslocar à comunidade do Tortosendo poderá ainda ver uma exposição retrospectiva, constituída por testemunhos e documentos da vida da SVD nos mais diversos domínios: religioso, intelectual, musical, teatral e desportivo.
Chegados a Tortosendo em 1949, os missionários do Verbo Divino celebram este ano o 60º aniversário da sua presença em Portugal. actualmente estão presentes em Guimarães, Fátima, Tortosendo, Lisboa, almodôvar e Prior Velho.