Faltam mil milhões de dólares para ajudar os países mais pobres e as comunidades onde as doenças mortais evitáveis fazem o seu caminho
Faltam mil milhões de dólares para ajudar os países mais pobres e as comunidades onde as doenças mortais evitáveis fazem o seu caminhoas taxas de imunização infantil estão agora no seu nível mais elevado de sempre, revertendo uma tendência decrescente, mas por causa de uma lacuna de financiamento de pelo menos mil milhões de dólares (cerca de 660 milhões de euros) as vacinas ainda não chegam a cerca de 24 milhões de crianças – uma em cada cinco nascidas por ano – uma maioria de risco que vive sobretudo nos países mais pobres, segundo um novo relatório das Nações Unidas divulgado esta quarta-feira.
as apostas estão altas. a OMS [Organização Mundial da Saúde] estima que se todas as vacinas já disponíveis contra doenças da infância fossem amplamente adoptadas, e se os países aumentassem a cobertura de vacinas para uma média global de 90 por cento até 2015, mais de dois milhões de mortes podiam ser evitadas por ano entre as crianças com menos de cinco anos, lê-se no documento.
O relatório O Estado de vacinação no mundo e imunização, lançado em conjunto pela OMS, a UNICEF e o Banco Mundial, sublinha que as crianças estão a ser hoje mais vacinadas do que nunca – um recorde de 106 milhões em 2008 -, de acordo com novos dados. Mas o texto convida os países doadores a resolverem a lacuna do financiamento de países mais pobres, ajudando as comunidades onde as doenças mortais evitáveis fazem o seu caminho.