Vinte e três povos indígenas do Sudeste colombiano estão em perigo de se extinguirem. a principal causa do desastre humanitário é o conflito armado
Vinte e três povos indígenas do Sudeste colombiano estão em perigo de se extinguirem. a principal causa do desastre humanitário é o conflito armadoavisámos há cinco anos que o conflito armado colombiano tendia a expandir-se para as províncias do Sudoeste, lembrou Jorge Rojas, presidente da Consultora para os Direitos Humanos e Deslocação. Lamentavelmente, hoje estamos a confirmar que a retaguarda estratégica das guerrilhas está a deslocar-se até à fronteira com o Brasil.
Jorge Rojas explicou que mais de 60 por cento da população é indígena nas províncias afectadas pela guerrilha (Guainía, Vaupés, Guaviare, Vichada e amazonas). Dos 56 povos aborígenes da região, cerca de 20 estão em perigo de se extinguirem em consequência da guerra. a conclusão consta no documento Panorama dos direitos dos povos indígenas no sul colombiano.
O presidente da organização não governamental atribuiu o risco de desaparecimento destes povos em primeiro lugar ao confronto entre o exército colombiano e as Forças armadas Revolucionárias da Colômbia (FaRC). Normalmente, nem a guerrilha nem a força pública respeitam a população civil, afirmou Jorge Rojas. Os rebeldes estão a invadir os campos indígenas como um exército de ocupação. Por isso regista-se um deslocamento forçado grave. Em certos casos envolve 64 por cento da população.