Os programas de vacinação atingiram um número recorde: 106 milhões de crianças, só no ano passado. Contudo, há ainda muita desigualdade no acesso às vacinas
Os programas de vacinação atingiram um número recorde: 106 milhões de crianças, só no ano passado. Contudo, há ainda muita desigualdade no acesso às vacinasOrganizações internacionais revelaram, a 21 de Outubro, que as taxas mundiais de imunização atingiram este ano o maior nível da história. Verificou-se também um aumento generalizado na produção de vacinas. Só em 2008, foram vacinadas 106 milhões de crianças, em todo o mundo. O número de mortes provocadas pelo sarampo diminuiu 74 por cento, entre 2000 e 2007, segundo dados do Fundo das Nações unidas para a Infância (UNICEF). O estudo divulgado, hoje, reúne informações da Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Banco Mundial.
a pandemia em que se transformou a gripe a (H1N1) tem chamado as atenções para a questão do desenvolvimento e comercialização de vacinas. Somos lembrados, mais uma vez, dos obstáculos que se põem para que os maisdesfavorecidospossam beneficiar dos progressos da ciência, declarou Margaret Chan. O director da OMS lembrou o fosso existente entre pobres e ricos, entreos que recebem as vacinas indispensáveis e aqueles que não têm acesso a elas.
Estima-se que cerca de 24 milhões de crianças no mundo não beneficiam de programas de vacinação, comuns nos países desenvolvidos. actualmente, existem cerca de 120 vacinas de prevenção para doenças mortais. É necessário um bilhão de dólares a mais por ano, para que as populações dos 72 países mais pobres tenham acesso às vacinas obrigatórias.