Uma corajosa activista conta a sua história ao serviço do povo, da democracia e dos direitos humanos. Uma dura luta, com muitos perigos, mas que não silencia a mulher afegã
Uma corajosa activista conta a sua história ao serviço do povo, da democracia e dos direitos humanos. Uma dura luta, com muitos perigos, mas que não silencia a mulher afegãMalalai Joya é uma reconhecidadefensorados direitos humanos no afeganistão. a jovem mulher passou a infância em campos de refugiados do Paquistão e Irão. Quando regressou à sua terra natal,aos 10 anos de idade, já os Talibã lideravam o país.começou por dirigir uma organização a favor das mulheres afegãs. actualmente, apesar de inúmeras ameaças, mantém a luta em defesa do seu povo. Fala da sua experiência e da situação dos direitos humanos no afeganistão, em entrevista à antena 1.
a activista diz não ter medo de lutar, embora se sinta politicamente silenciada. Enquanto for viva farei o meu melhor para servir o meu povo, principalmente as mulheres, assegura. a situação é dramática: Em muitas províncias mata-se mais facilmente uma mulher do que um pássaro. as violações, os raptos, a violência doméstica estão aaumentar rapidamente. Muitas usam burka pormotivos de segurança; Malalai Joya é uma delas. Denuncia as ameaças e violências que suportou no parlamento, por denunciar crimes e corrupções. acabou suspensa, em 2007, por não querer ficar calada. Quando não há segurança, como é que podemos falar de democracia, direitos humanos e direitos das mulheres, questiona-se.
O tráfico de droga é um grande problema, que envolve muita gente com poder no afeganistão – denunciou a activista à estação de rádio. Segundo a mesma, 93 por cento do ópio é produzido no país. Os jovens têm uma responsabilidade acrescida, nesta luta pelos direitos humanos e democracia, por serem a geração da guerra. Deposita a sua esperança na história do seu país. acredito na história. Mostra-nos que a ocupação de um país não dura para sempre, nem as pessoas se enganam para sempre. Por isso, acredito que o fim da injustiça, em toda a parte, é o início da justiça em todo o lado. Deixa um apelo aos democratas de todo o mundo: Dêem as mãos o mais que puderem e apoiem-nos.