Santa Sé prepara-se para acolher na Igreja católica fiéis, padres e bispos anglicanos
Santa Sé prepara-se para acolher na Igreja católica fiéis, padres e bispos anglicanosEm breve será publicada uma Constituição apostólica que clarificará todos os aspectos doutrinais e canónicos. O Vaticano aceita que indivíduos ou grupos anglicanos adiram ao catolicismo romano sem abrirem mão de algumas das suas tradições.
a nova estrutura permite a nomeação de bispos oriundos das fileiras dos padres anglicanos solteiros, para acompanharem comunidades de ex-anglicanos que se convertam ao catolicismo e reconheçam o Papa como líder espiritual. as novas regras, que entram em vigor brevemente, não afectam o celibato clerical católico, e permite que um padre anglicano casado mantenha seu matrimónio caso se converta.
O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé salienta que as medidas agora adoptadas pretendem dar resposta a numerosas solicitações de fiéis e pastores anglicanos de diversas partes do mundo que desejam entrar na comunhão plena e visível com a Igreja católica. Há 77 milhões de anglicanos no mundo, e nos últimos anos alguns sectores estão descontentes com mudanças ocorridas, como a ordenação de sacerdotisas e a nomeação de bispos homossexuais. O britânico Tony Blair, que se tornou católico depois de deixar o cargo, em 2007, foi o recente caso, mais mediático, de conversão.