Viver o quotidiano de quem não vê é o desafio que a associação dos Cegos e amblí­opes de Portugal lança aos portugueses
Viver o quotidiano de quem não vê é o desafio que a associação dos Cegos e amblí­opes de Portugal lança aos portuguesesNo dia em que assinala 20 anos de existência, 20 de Outubro, a associação dos Cegos e amblíopes de Portugal (aCaPO) realiza várias actividades em Lisboa. Quisemos convidar as pessoas a fecharem os olhos e a vivenciarem algumas experiências, como por exemplo aceder a uma página de internet sem verem o teclado do seu computador, explica o presidente da associação, Carlos Lopes.
No espaço aCaPO, no centro comercial Colombo, até às 22h, os participantes vão poder escrever o seu nome e uma dedicatória em braille num postal que podem levar para casa. Podem aceder à internet, de olhos vendados, através de um computador e telefone com software de voz, teclado ampliado. O objectivo é que o visitante perceba que, com ajudas técnicas, a pessoa com deficiência visual pode estudar e trabalhar sem restrições salienta a aCaPO.
Com os olhos vendados, os visitantes poderão ainda experimentar arrumar na despensa vários produtos (frascos, embalagens), pintar desenhos em alto-relevo, adivinhar alimentos e objectos através do tacto e do olfacto ou reconhecer notas e moedas em circulação. Está marcado um momento de leitura, de uma história para crianças, de um livro editado em braille e a mascote da associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais vai ajudar a divulgar esta iniciativa apontando para a prática desportiva dos cegos.