O investimento da China no sector agrí­cola mostra como lutar contra a fome. a vontade Política é determinante para melhorar a segurança alimentar das populações do mundo
O investimento da China no sector agrí­cola mostra como lutar contra a fome. a vontade Política é determinante para melhorar a segurança alimentar das populações do mundoDecorreu,na passadasemana, um Fórum Mundial sobre a alimentação em Roma, em que se discutiram soluções para alimentar o mundo até 2050. De facto, é urgente aumentar a produção mundial, hoje, para que o número de pessoas atingidas pela fome não aumente drasticamente. Para os participantes, o apoio político tão necessário deverá ser o maior entrave para qualquer acção a aplicar. Os dirigentes políticos não se comprometem o suficiente pela erradicação da fome, afirmou Kevin Cleaver, membro do Fundo Internacional de Desenvolvimento agrícola.
Os participantes no fórum concluíram que a insegurança alimentar não deriva só da falta de alimentos, mas também dos fracos acessos aos mesmos. Esta dificuldade resulta da fraca vontade política em responder às carências alimentares da população – consideram. a conferência centrou-se no caso de África que apresenta taxas de subnutrição assustadoras. 218 milhões de pessoas, isto é cerca de 30 por cento da população, apresenta sinais de malnutrição crónica.
a China foi citada como exemplo a seguir. Este país asiático que, nos anos 1960 atravessou uma grave crise alimentar, tornou-se o maior produtor mundial de milho e trigo. a reforma do sector agrícolafoi o grande responsável por este avanço. Entre outras medidas, nos anos 70, os chineses passaram a usufruir de terras colectivas que podiam cultivar. Tinham ainda acesso a mercados onde podiam vender os seus produtos. Em troca, teriam que pagar uma cota. além disso, o governo investiu na investigação e passou a apoiar os agricultores.