231 casos de tráfico de seres humanos foram sinalizados em Portugal, desde 2008. 41 deles estão já confirmados
231 casos de tráfico de seres humanos foram sinalizados em Portugal, desde 2008. 41 deles estão já confirmadosEm Portugal, o Observatório do Tráfico de Seres Humanos 150 casos sinalizados de possível tráfico de mulheres, estrangeiras. Independentemente de posteriores confirmações dos casos ainda em investigação, todas as situações sinalizadas são relevantes, adiantam o coordenador e relator nacional para o Tráfico de Seres Humanos, Manuel albano, e o chefe do observatório do Tráfico de Seres Humanos, Paulo Machado. Numa declaração conjunta, os responsáveis assinalam que os casos sugerem sempre manifestações de descriminação, ilicitude, muitas vezes de violência de género, bem como de outros tipos de crimes.
O tráfico de seres humanos na Europa está subestimado e pouco combatido. O alerta é da agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), durante a jornada europeia contra o tráfico de seres humanos. as redes de tráfico de seres humanos são difíceis de desmantelar e os crimes assumem características transnacionais.
as mulheres e as crianças são os mais vulneráveis, sendo forçadas à prostituição. as estatísticas apontam para o facto deste ser o terceiro comércio ilegal mais lucrativo. Traficar pessoas rende 27 biliões de euros anuais, sendo apenas ultrapassado pelo tráfico de armas e de drogas.
O número de vítimas identificadas na Europa é cerca de 30 vezes inferior ao número real estimado, sublinha a organização. a ONUDC adianta que 270 mil pessoas são afectadas na União Europeia, por este flagelo.