a calma pode regressar em breve à região oriental do país. as operações do exército congolês nas províncias do Kivu diminuíram significativamente as capacidades dos rebeldes
a calma pode regressar em breve à região oriental do país. as operações do exército congolês nas províncias do Kivu diminuíram significativamente as capacidades dos rebeldesO enviado especial das Nações Unidas à República Democrática do Congo (RDC) está optimista que a calma possa regressar em breve à região oriental do país. Mas alan Doss não deixou de constatar que permanecem um número importante de desafios.
Há agora uma possibilidade real de que os conflitos no leste do Congo possam terminar, defendeu o representante especial do secretário-geral para a RDC e chefe da força de paz da ONU no território, em declarações ao Conselho de Segurança.
Destacando o progresso em várias frentes, Doss afirmou que as operações do exército congolês, conhecido como FaRDC, nas províncias do Kivu do Norte, do Sul e Oriental diminuíram significativamente as capacidades das Forças Rebeldes Democráticas de Libertação do Ruanda (FDLR, hutus) e do Exército Rebelde do Senhor (LRa) ugandês.