Como escolha divina para Mãe do Redentor é sua intermediária junto dos homens e destes com Deus
Como escolha divina para Mãe do Redentor é sua intermediária junto dos homens e destes com DeusMaria, mãe de Cristo e nossa mãe, é uma das expressões mais conhecidas – ou como Mãe do Céu – no entanto não lhe conferimos o real valor que efectivamente tem.
Estamos a falar da Mãe do Salvador, aquela que foi eleita desde o princípio por Deus para dar ao mundo o Seu Filho. Ele quis nascer de uma mulher virgem e santa desde a sua concepção. Foi através dela que o Verbo se fez carne e habitou entre nós, privilégio único concedido a uma mulher.
É essa mulher que foi mãe e apostola de seu Filho – como intermediária entre Deus e os Homens – que desde o nascimento de Cristo se tornou também intercessora da humanidade perante Deus.
Ela está acima de todos os Santos, foi venerada ao longo dos séculos sob tantas denominações, mas nunca deixando de ser a Mãe do Salvador.
Pela sua ligação permanente à humanidade poderíamos designá-la como Mãe Peregrina, porque ela foi portadora das mensagens do Senhor não apenas em Fátima, mas em muitas outras localidades, países e pessoas, desde que foi escolhida por Deus.
Os cristãos dizem que têm duas mães, a da terra e do Céu e desta forma nunca poderão ser órfãos. O amor de Maria só é comparável ao amor de Deus para com os homens, ela vela pelos seus filhos e também implora a misericórdia do Senhor para eles.
Ela está atenta aos mais ínfimos pormenores, tal como fez nas bodas de Caná (João 2: 1/11) quando se apercebeu que não havia vinho, disse a Jesus: eles não têm vinho. apesar da resposta de Jesus, ela dirigiu-se aos serventes e disse: Fazei tudo quanto ele vos disser. Ela sabia que Cristo não deixaria de corresponder ao seu pedido e Ele transformou a água em vinho, fazendo um dos seus primeiros milagres da vida pública.
É este tipo de confiança que cada um de nós deverá ter para com Nossa Senhora, e seguindo o seu exemplo de humildade perante o Senhor, depositar no seu Imaculado Coração os nossos anseios, sejam eles quais forem.