a afirmação é de uma irmã que participa no Sínodo para África, no Vaticano. Marie-Bernard defende o importante contributo da mulher: humanizar a sociedade
a afirmação é de uma irmã que participa no Sínodo para África, no Vaticano. Marie-Bernard defende o importante contributo da mulher: humanizar a sociedadeEntre as várias intervenções realizadas, ontem, 15 de Outubro,no Sínodo dos Bispos destacam-se as palavras de Marie-Bernard alima Mbalula a favor das mulheres. a secretária da Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal Nacional do Congo realçou a importância do sexo feminino no mundo, e em específico no continente africano. Deus dotou a mulher de dons específicos a fim de que cuidasse da vida. O acolhimento, a gratuidade, o dom de si, a compaixão, a ternura, a paciência () são todos valores presentes na mulher e indispensáveis para dar a vida, afirmou, citada pela Rádio Vaticana.
a mulher tem assim uma missão a cumprir na sociedade: passar um testemunho específico. Em todos os sectores em que é chamada a trabalhar, ou seja, na família, na Igreja, na política, na sociedade, a sua luta, o seu contributo é de pôr a vida humana no centro de todas as preocupações, explicou a irmã. a função da mulher é portanto enriquecer as várias instâncias da sociedade de valores humanos. Esta, no entanto, nem sempre é reconhecida, particularmente no sector político. É então legítimo perguntar-se: onde estão as mulheres empenhadas na política quando os governantes africanos adoptam leis que destroem a África?, questionou Marie-Bernard. O silêncio das mulheres sobre as questões vitais deveria preocupar-nos, afirmou.
a religiosa considera tratar-se de uma missão exigente, queobriga auma forte capacidade de iniciativa. Incentivaà condenação e oposição à cultura de morte e de violência, possibilitando uma mudança na própria organização social. É contudo necessária a ajuda do homem para que juntos possam contribuir para uma sociedade mais humana.