«Tenho um baptismo com que vou ser baptizado, disse Jesus. Quão grande é o meu desejo que chegue o momento de o receber!… », lê-se no Capítulo 12 de São Lucas
«Tenho um baptismo com que vou ser baptizado, disse Jesus. Quão grande é o meu desejo que chegue o momento de o receber!… », lê-se no Capítulo 12 de São LucasSão palavras do Mestre: Tenho outras ovelhas que não são do meu redil. Tenho de as trazer, e ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor (João 10,16). E ao despedir-se dos seus apóstolos e de toda a Igreja, momentos antes da sua ascensão ao Céu, exortou-nos o Salvador com estas palavras, Ide, ensinai todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo… (Mateus 28,19). O Dia Mundial das Missões é um dia especialíssimo do ano em que Cristo e a sua Igreja pedem a todos os cristãos para abrirem de par em par as portas do seu coração e mostrarem mais extensivamente a sua colaboração na salvação do mundo inteiro. Em 2009, este dia é a 18 de Outubro, 29º Domingo Comum do ano.
Nas palavras de Jesus acima citadas, vemos toda a angústia do Salvador ao ver que tão grande parte da humanidade ainda não conhece ou não segue as palavras de Deus que geram o amor e a salvação de todos os seres humanos. ao mesmo tempo, essas palavras explicam-nos a urgência, para Cristo e para nós, de intensificarmos a nossa participação na obra missionária de Cristo e da Igreja. Naturalmente, a primeira e mais importante etapa deste trabalho é convencermo-nos que, no Baptismo, a Santíssima Trindade consagrou-nos, a nós todos, seus missionários autênticos. E missionários nós somos pela oferta da nossa oração, pela proclamação da palavra de Deus a outrem, pela oferta preciosa de tudo aquilo que é sofrimento na nossa vida, como faziam tão intensamente os Pastorinhos de Fátima, e também pela oferta, conforme nos for possível, do nosso contributo financeiro para as muitas obras sociais e religiosas da evangelização.
Recordo um pequeno facto que me falou desta colaboração na obra da evangelização. Visitava eu uma vez, num país da África, um grande centro de leprosos em que trabalhavam os Missionários da Consolata. Havia ali muitas centenas de leprosos. a um dado momento, conversava eu com um jovem doente, de uns trinta anos de idade, que já não tinha mãos nem pés, mas ostentava um sorriso que eu pouco compreendia. Perguntei depois ao missionário se sabia como é que aquele homem, que já não tinha mãos nem pés, podia viver tão alegre. Respondeu-me que, pouco tempo antes, o doente lhe tinha confidenciado: Sim, estou alegre porque Deus me quer tanto bem. Olhe! Deu-me uns olhos maravilhosos. Não posso fazer nada. De manhã cedo, sentam-me aqui fora perto da floresta eu admiro a muita beleza das árvores e das flores, do céu e das nuvens… Deus também me deu bons ouvidos. Sentado aqui a maior parte do dia, escuto encantado os passarinhos a cantar… . Este indivíduo, que tinha problemas tão grandes (sem mãos, nem ao quarto de banho se pode ir sozinhos!), sabia proclamar a todos, por meio do sorriso, o seu agradecimento a Deus por tudo o que tinha. Uma mensagem da missionariedade’ de Deus neste jovem?
a título de curiosidade: existe, em Roma, a Congregação para a Evangelização dos Povos, que se encarrega de dirigir o trabalho missionário no mundo. Foi São João Leonardo (1541-1609) que fundou o primeiro seminário para formar sacerdotes para partirem para outras terras onde era mais urgente pregar a Fé em Cristo Salvador. Dessa fundação surgiu depois a Congregação Romana para a Evangelização dos Povos.
É com orgulho e alegria que dizemos que uma das pessoas que mais trabalhou para que em cada ano se celebrasse o Dia Mundial das Missões foi o Beato José allamano, fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata. Bem-haja! Se a Igreja deixasse de ser missionária, deixava de ser Igreja, disse-nos o Concílio Vaticano II. O mesmo se diga de cada cristão. Trabalhar para levar a todos a salvação em Jesus Cristo é fonte de alegria e de realização para cada verdadeiro cristão.
Não podemos deixar de agradecer aqui a tanta gente, de todas as idades e modos de vida, que, com todo o coração, colabora com os missionários nesta obra que nos torna mais profundamente mãe, irmãos e irmãs do Senhor Jesus no trabalho da evangelização do mundo.