a diarreia mata cerca de 1,5 milhões de crianças por ano. é urgente voltar a investir na prevenção e tratamento da doença – advertem organizações mundiais
a diarreia mata cerca de 1,5 milhões de crianças por ano. é urgente voltar a investir na prevenção e tratamento da doença – advertem organizações mundiais a Organização Mundial da Saúde (OMS)e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)juntam-se num alerta sobre a dimensão epidémica da diarreia nos países em desenvolvimento. Um problema pouco relevante nas naçõesmais desenvolvidas,mas, que é a segunda causa de mortalidade infantil nos países pobres. Mata cerca de 1,5 milhões de crianças todos os anos, mas só 39 por cento das vítimas recebem tratamento, eficaz e barato – informa a directora da UNICEF. ann Veneman considera a situação trágica.
Num comunicado divulgado, ontem, 14 de Outubro, as organizações apresentam um plano estratégico para reduzir o número de mortes e melhorar as formas de prevenção. Sete pontos essenciais são apontados. São eles a hidratação das vítimas, a administração de zinco, a toma de vacinas contra o rotavírus, a importância da amamentação e suplementos em vitamina a, a promoção da utilização do sabão na lavagem das mãos, maiores cuidados com a qualidade da água e, por fim, o investimento no saneamento.
Sabemos onde estão as crianças que morrem de diarreia. Sabemos o que é necessário para evitar as mortes. Devemos trabalhar com os governos e outros parceiros para aplicar este plano, declarou o director da OMS, Margaret Chan. Nos anos 1970 e 1980, campanhas de luta contra a diarreia obtiveram sucesso, através da administração de sais hidratantesàs crianças afectadaseda formação dos seuseducadores. Contudo, apesar dos bons resultados conseguidos, nos últimos anos, a comunidade internacional focou-se noutras emergências humanitárias. No mesmo comunicado, a OMS e UNICEF defendem que é urgente voltar a investir na prevenção e tratamento da diarreia.