O colapso de antigos aquedutos subterrâneos trouxe a seca e levou mais de 100 mil pessoas a deixarem as suas casas nos últimos anos
O colapso de antigos aquedutos subterrâneos trouxe a seca e levou mais de 100 mil pessoas a deixarem as suas casas nos últimos anosHá uma escassez severa de água no norte do Iraque que levou mais de 100 mil pessoas a deixarem as suas casas nos últimos anos. O motivo da seca é o colapso de antigos aquedutos subterrâneos, segundo um novo estudo da UNESCO.
O estudo da agência é o primeiro a documentar como a seca provocou uma forte queda nos fluxos de água no sistema de aquedutos, conhecidos como karez, de que centenas de comunidades dependem há séculos.
O karez foi projectado especificamente para permanecer produtivo durante períodos de seca, em climas áridos, mas a UNESCO concluiu que desde o início da seca há quatro anos, 70 por cento dos aquedutos secaram. a exploração excessiva de água bombeada de poços modernos também ajudou ao agravamento da situação.
Em agosto, apenas 116 dos 683 karez – um único karez podia fornecer água suficiente para quase nove mil pessoas e irrigar mais de 200 hectares de terras agrícolas – estavam em funcionamento no Norte do Iraque.